Pecuária de leite viabiliza a sucessão familiar no campo

Publicado em: 06/11/2019

Propriedades com uma pecuária de leite bem estabelecida conseguem viabilizar, além de crescimento econômico, a sucessão familiar. Isso fica claro em conversas com vários especialistas do setor. Um dos fatores que contribui para esse cenário é a ascensão que a pecuária de leite teve nos últimos 15-20 anos, o acesso a ferramentas tecnológicas que permitem que o jovem possam inovar na propriedade, bem como a renda mensal, que faz com que os investimentos se tornem mais dinâmicos no tambo.

No episódio deste mês da série Boas Práticas na Pecuária, a história que ilustra essa atividade tão importante é da Cabanha Bridi, do interior de Vista Alegre. Lá, o pecuarista Cleomar Bridi tem orgulho em contar com a parceria dos três filhos – Lucas, 27 anos, Luan, 21, e Samuel, 20 – nos negócios.

– É uma satisfação ver o amor que eles têm pelo trabalho e pela atividade leiteira. Sempre ensinei que trabalhar não mata ninguém e acho que os meninos aprenderam. Se não fosse o empenho deles, nada disso teria sido feito nos últimos anos – assinala o pai.

No último mês, a Cabanha Bridi deu mais um passo considerado importante na produção. As 105 vacas em lactação começaram a se adaptar em um compost-barn, sistema de confinamento que prioriza o conforto e o bem-estar dos animais. Com climatização, alimento e água à vontade, a produtividade média tem ficado entre 28-30 litros/vaca/dia neste período de adaptação.

– O pai sempre nos deu espaço para dar nossas opiniões e, desde 2009, quando me formei técnico agrícola, pude assumir a parte da pecuária de leite da propriedade. Os meus irmãos também puderam se inserir na atividade e hoje estamos construindo nossa vida aqui, com mais um grande investimento, muito importante para conseguir manter esse número de animais – aponta Lucas, acrescentando que além da família, outros parceiros têm sido fundamentais para a consolidação da pecuária de leite na propriedade.

Saiba mais assistindo ao vídeo abaixo!

Fonte e produção: Revista Novo Rural

Créditos da foto: Gracieli Verde/Revista Novo Rural/Divulgação